Casa de Repouso e Lar de Idosos - BH / MG

HISTÓRIA

Era uma vez uma grande família, admirada e conhecida pela grande harmonia que reinava entre os 17 irmãos, e pelo quanto gostavam de estar juntos.

Com o avançar da idade, os 17 irmãos preocuparam-se lembrando toda a dificuldade enfrentada com os cuidados do pai que teve Alzheimer. Não querendo causar o mesmo problema aos próprios filhos, sobrecarregando-os, decidiram fundar uma Casa de Repouso onde possam envelhecer e permanecer sempre próximos, juntamente com outros idosos que queiram participar dessa grande família!

Hoje temos a CASA F.A.D.A Residencial Sênior!
SEJA BEM VINDO

Nossa CASA FADA oferece à sua família e ao seu idoso um local de muito aconchego, conforto e segurança.

Todos nossos colaboradores são incentivados a cuidar dos nossos hóspedes com alegria, respeitando a personalidade e as necessidades de cada um.

Nossa hospedagem segue um modelo de atendimento diferenciado e único, como gostaríamos de receber para nossos familiares e/ou para nós mesmos, baseado no amor, atenção, cuidado e carinho.

CASA FADA deve ser entendida como um LAR para os idosos.

Ter um idoso em casa que necessita de cuidados especiais é uma situação delicada. O que acontece é que a família precisa organizar sua rotina e estruturar o imóvel para deixá-lo mais seguro para o bem-estar do ente querido. Pensando em garantir uma condição de vida mais saudável a essas pessoas, muitos vêm optando por entidades especializadas. Mas nada de imaginar aquele estereótipo de asilo em que o idoso era abandonado. Não! As moradias ou casas de repouso de hoje em dia são uma grande família que mora junto e mantém uma rotina agitada e com muita socialização.

“Encontrar um espaço adequado para passar a velhice é sempre um desafio. Com a idade avançada o que mais se precisa é de atenção e carinho, por isso investir em um espaço que cuida especialmente do ente querido é a escolha mais assertiva nos dias de hoje”, explica o doutor Marcelo Loyola Netto, médico e psicanalista

“Costumamos comentar que somos uma família que cuida da sua família”!

  

 A razão da escolha

Um dos principais motivos para deixar um idoso em um espaço que oferece cuidados especiais é a socialização. “É possível que numa moradia coletiva o idoso se sinta mais protegido, amparado e com companhias como em sua própria casa”, explica Paula Gomes Loyola, administradora com especialização em Gestão Geriátrica em Barcelona, na Espanha.

lAcontece com certa frequência que em casa o idoso pode passar o dia inteiro em frente à TV, sem falar com ninguém, uma vivência de solidão. A família, na correria do dia a dia, acaba não percebendo a falta que isso faz para o idoso, porque avalia que cuidando da saúde e da higiene é o suficiente. “A relação emocional que os hóspedes mantêm entre si e com a equipe de atendimento é muito intensa. Aqui se ri, canta e por vezes se chora. É a vida que continua”, explica o doutor Marcelo Loyola Netto, médico e psicanalista. “Isso está totalmente ligado à qualidade de vida”.

A intenção é oferecer carinho e bem-estar aos idosos mantendo-os saudáveis e motivados. Em muitos casos, porém, o preconceito e a resistência da família na hora de fazer a escolha são maiores do que os benefícios que o idoso poderia ter. “Ao oferecer um ambiente acolhedor, acreditamos que cumprimos nossos objetivos de tratá-los com respeito e carinho, lemas que estabelecemos há 30 anos”, reforça o doutor Marcelo.

Além da socialização, outras vantagens do local são a alimentação balanceada, higiene pessoal, enfermagem, terapias ocupacionais e atividades diárias. “O diferencial é justamente essa disposição em lidar com essa não rotina e com o perfil de cada família”, fala Paula, lembrando ainda que idosos e suas famílias ficam seguros de poder contar com acompanhamento permanente.

Esse trabalho é uma via de duas mãos, pois além de acolher o idoso, a família também precisa de atenção nesse momento. “Para o idoso esse processo implica em saudades de casa e a adaptação a um novo ambiente físico e social. Para a família implica lidar com a incerteza de que tomaram a decisão certa”. Curiosamente o idoso passa a receber mais visitas do que recebia em sua casa, porque é mais acessível. “Aqui eles têm a oportunidade de fazer outras atividades que não são necessariamente conversa. Tem familiares que vem aqui só para ver o idoso, sem nem conversar, porque não acreditam que ele está fazendo determinada atividade que ele não fazia em casa. É uma surpresa para eles”,